bloqueio

domingo, 25 de setembro de 2011

Tema 3 - Reação Quimica




Uma reação química é uma transformação da matéria na qual ocorrem mudanças qualitativas na composição química de uma ou mais substâncias reagentes, resultando em um ou mais produtos. Envolve mudanças relacionadas à mudança nas conectividades entre os átomos ou íons, na geometria das moléculas das espécies reagentes ou ainda na interconversão entre dois tipos de isômeros. Resumidamente, pode-se afirmar que uma reacção química é uma transformação da matéria em que pelo menos uma ligação química é criada ou desfeita.


Alguns Experimentos:

Materiais:

-Uma luva cirúrgica;

-1 ou 2 pastilhas efervescentes de sonrisal ;

-Um copo de vidro;

-Água normal – da torneira;



Procedimento:

Primeiro, encha o copo, até a metade, com água.

Tire todo o ar da luva apertando-a.

Coloque as pastilhas efervescentes de sonrisal dentro do copo.



Rapidamente:

Pegue aquele lado onde se coloca a mão (na luva) e tampe a boca do copo, segurando para que a luva não escape.

Resultado:Você vai notar que a reação da pastilha na água vai liberar gás e este vai “encher” a luva que ficará erguida em cima do copo.



Constrói um barómetro                      

Material necessário:
Cloreto de cobalto
Mecha de limpar cachimbos
Um copo
Uma colher
Um pedaço de cortiça
 



Sempre intrigou as crianças o princípio em que se baseiam os barómetros, esses delicados aparelhos que anunciam as mudanças de tempo.

Não é difícil fazer um barómetro deste tipo se recorrermos ao cloreto de cobalto, que tem a propriedade de se tornar cor-de-rosa quando está húmido e de tornar seco quando está seco.

Procedimento:

Com uma mecha de limpar os cachimbos, construa uma flor, um galo ou outra figura.

Deite, em meio copo de água, duas colheres de chá de cloreto de cobalto e mexa até dissolução completa.

Faça submergir a flor ou o galo nesta solução cor-de-rosa e rapidamente tomará esta cor, mas, à medida que for secando, transformar-se-á em azul.

Quando a figura estiver seca pode espetá-la num pedaço de cortiça, que lhe servirá de suporte.



Exemplos de Reações Químicas

Um exemplo de reação química muito comum em nosso cotidiano é a reação de combustão, para que ela ocorra é necessária a presença de três fatores: um combustível, um comburente e energia de ativação. Essa reação consiste na queima de um combustível que pode ser a gasolina, álcool, etc., através da energia de ativação (calor de uma chama, faísca elétrica), na presença de um comburente que, em geral, é o oxigênio do ar (O2).

Exemplos:
reação de oxidação de uma maça cortada
azedamento do vinho
 fotossínteses
 automóveis em movimento
 movimentação dos músculos
 queima da vela
 incêndios
acender o fogo
fermentação da massa do pão
 aparecimento da ferrugem.

Mais exemplos: reação de Oxidação da palha de aço (Bombril)
Palha de aço + Oxigênio --> aço oxidado

Reação de oxidação de uma maça cortada.
Quando se corta uma maça, e a deixa exposta, ela começa a ficar escura, isto é devido a sua oxidação.

Reação de saponificação
Algumas donas de casa, realizam esta reação química para a produção do sabão caseiro. Os ingredientes usados são: Gordura; Soda Cáustica; Água e Cinzas.

Preparação de um café.
Quando se faz um café, usando açúcar, água, e pó de café, realiza-se uma reação química, onde o produto final é o café.

Combustão de gasolina em um carro
Quando a gasolina reage com o oxigênio do ar produz dióxido de carbono (CO2), água (H2O) e a energia que é utilizada para fazer com que o carro entre em movimento

Combustão do gás de cozinha
Gás Butano reage com o oxigênio produzindo dióxido de carbono, àgua e energia (fogo)

Fritura de um ovo
Quando fritamos um ovo, realizamos uma reação química

Uso de água oxigenada para descolorir Pêlos em mulheres
à água oxigenada (Peróxido de Hidrogênio) reage com os Pêlos, alterando a sua coloração.



A importância de balancear uma reação química.

Símbolos e números são utilizados para descrever os nomes e as proporções das diferentes substâncias que entram nessas reações. Os reagentes são mostrados no lado esquerdo da equação e os produtos no lado direito. Não é criada e nem destruída matéria em uma reação, os átomos somente são reorganizados de forma diferente, por isso, uma equação química deve ser balanceada: o número de átomos da esquerda precisa ser igual o número de átomos da direita. Sendo assim, balancear uma equação é fazer com que ela entre em equilíbrio.
Exemplo de uma Equação Química não equilibrada:

H2 + Cl2HCl

Repare que a equação acima está desbalanceada, pois temos nos reagentes (H2 e Cl2) dois átomos de cada elemento, e no produto (HCl) somente uma molécula.
Exemplo de uma Equação Química equilibrada:

H2 + Cl22 HCl

Agora, a equação está balanceada com a adição do coeficiente 2 nos produtos que indica a existência de duas moléculas de ácido clorídrico (HCl), esse número que antecede o elemento, no caso o número 2, é chamado de coeficiente estequiométrico. A função desse coeficiente é indicar a quantidade de cada substância que participa da reação.

Importância do Estudo das Reações Químicas

Muitas pessoas conhecem a Química como ciência e sabem que ela é extremamente importante para a vida no nosso planeta, se os reagentes e produtos químicos não existissem seria muito difícil existir vida na Terra ou em qualquer outro lugar do universo, para ser mais preciso, nem mesmo o nosso sistema solar existiria, o sol também não existiria, visto que nele ocorrem a cada segundo, milhões de reações de fusão nuclear que na verdade também é reação química.


Reação química -  é toda reação entre dois produtos dando origem a um produto diferente dos iniciais, se isso ocorrer então ocorreu reação química, sendo assim pode-se perceber que a química está no dia-a-dia das pessoas mais do que elas imaginam, pois quando ela acorda, pela manhã, o seu organismo irá realizar inúmeras reações químicas, sem mesmo a pessoa saber ou querer, só para ilustrar o sulco nasal ou o que fica nos olhos é um produto de reações químicas que ocorreram durante a noite ou durante o dia no organismo da pessoa. Essa pessoa então levanta e se dirige em direção ao banheiro, para essa pessoa chegar até o banheiro ela necessitou de energia para realizar um trabalho e de onde veio essa energia? Chegando no banheiro a pessoa abre a torneira que geralmente é de algum metal ou até mesmo de plástico que são também química.


Deu para notar que a química está no dia a dia de qualquer pessoa, quer ela queira ou não, se a pessoa morre, ela geralmente será enterrada ou cremada, se ela for cremada seu corpo entrara em combustão, que nada mais é que uma reação química muito comum, na química, por um outro lado se a pessoa preferir ser enterrada, ela sofrerá mais reações químicas do que se fosso queimada, pois o corpo humano é matéria orgânica, ou seja, serve também de alimento para outros seres vivos, sendo assim nem mesmo morto uma pessoa estará livre da química, porém uma pessoa fala que se ela então fosse para a Lua, ela não estaria tão dependente da química como está aqui. Erro crucial dessa pessoa, pois se ela for para a Lua aí sim que ela dependerá mais da química, isso de forma muito mais racional, pois lá não existe atmosfera,


Curiosidades

Como funciona o airbag dos carros?

O air bag é formado por um dispositivo que contém azida de sódio, NaN3. Este dispositivo está acoplado a um balão, que fica no painel do automóvel. Quando occore uma colisão, sensores instalados no pára-choques do automóvel e que estão ligados ao dispositivo com azida de sódio, produzem uma faísca, que aciona a decomposição do NaN3:

2NaN3(s) + O2 ® 3N2(g) + Na2O2(s)

Alguns centésimos de segundo depois, o air bag está completamente inflado, salvando vidas.


Do que são feitos os corretivos do tipo "branquinho"?


A composição básica do "Liquid Paper" é: óxido de titânio (responsável pela cor branca na maioria das tintas), água (solvente), etanol (solvente, contribui para que a secagem seja rápida), polímero (para dar consistência), dispersantes (para manter a mistura uniforme).
Em 1951, Bette Nesmith Graham, uma secretária norte-americana, não gostava quando tinha que corrigir com um lápis-borracha uma página datilografada, pois borrava toda a folha e tinha que datilografar tudo novamente. Observando pintores que reformavam seu escritório, ela teve a idéia de produzir uma tinta branca à base de água que pudesse ser usada na correção dos seus trabalhos datilografados.
Usando a garagem e a cozinha de casa como laboratório e fábrica, ela foi gradualmente desenvolvendo um produto que foi se tornando bastante popular. Em 1956 ela batizou-o com o nome de "Mistake Out" e ofereceu à IBM, que recusou.
Quando a demanda explodiu, ela mudou o nome para "Liquid Paper" e o patenteou e registrou. Em 1975 sua firma empregava 200 pessoas e fabricava 25 milhões de unidades de Liquid Paper, distribuídas em 31 países. Em 1979 Bette Graham vendeu a companhia para a Gillette Corporation por 47,5 milhões de dólares. Bette Graham era também a mãe de Michael Nesmith, da banda The Monkees.


                                                                                                                           

Um comentário: